: Imprensa sobre a Dois Pontos

O que é a Dois Pontos?

A REVISTA ILUSTRADA PARA CRIANÇAS CURIOSAS E CRIATIVAS!

Somos a Dois Pontos, a revista trimestral independente para rapazes e raparigas entre os 7 e os 11 anos. Chegámos para ficar, com a missão de estimular nas crianças a imaginação e a curiosidade pelo mundo exterior e interior!
Cada um dos nossos 4 números anuais é dedicado a um tema especial, e em cada edição temos um talentoso ilustrador convidado, bem como uma equipa de colaboradores vindos de áreas tão diversas como a psicologia infantil, a história, a culinária e a política, assegurando assim a qualidade dos conteúdos apresentados aos pequenos leitores.
Repletas de humor e com um grafismo cuidado, as 64 páginas da Dois Pontos oferecem muitas sugestões de entretenimento criativo e offline para toda a família!

Espreitem o nosso SERVIÇO EDUCATIVO, para conhecerem as atividades que dinamizamos com as crianças a partir dos conteúdos desenvolvidos na revista.. E assinem a nossa NEWSLETTER, para ficarem a par de todas as nossas novidades!

O manifesto

Tal como muita gente, nós queremos ter um impacto positivo no mundo. Dado que o futuro passará pelas mãos das crianças de hoje, decidimos trabalhar para melhorar a sua vida actual e futura. 

Não queremos incutir as nossas ideologias ou opiniões – em vez disso queremos ajudar a que as crianças desenvolvam o seu pensamento crítico, criatividade e autoconfiança. Estas são ferramentas fundamentais para o seu bem-estar e desenvolvimento no sentido de se tornarem adultos felizes, conscientes e responsáveis.

Nesse sentido iremos estimular as crianças e ajudá-las a ganhar consciência do mundo que as rodeia e de si própria. Queremos que compreendam os desafios que enfrentam no dia-a-dia e os desafios da humanidade; que pensem por si próprias, tenham interesses diversificados e não tenham medo de fazer questões; que sejam empáticas, abertas e curiosas; que consigam ser igualmente funcionais no mundo digital e no mundo natural; e que saibam que o mundo está ao seu alcance, pois apenas quem acredita que pode mudar o mundo realmente o consegue fazer!

É por isso que a nossa missão é “Contribuir para a felicidade e desenvolvimento das crianças estimulando o seu pensamento crítico, criatividade e autoconfiança”.

Quem somos?

Ana Lorena Ramalho | Editora
Licenciada em Filosofia, foi coordenadora editorial da coleção de livro ilustrado para crianças Orfeu Mini (edições Orfeu Negro), publicando e promovendo desde 2009 a literatura infanto-juvenil junto dos leitores portugueses.

Sara Szerszunowicz | Diretora de arte
Tem formação e trabalha em gestão do património, o que a coloca no cruzamento entre arte, história e tecnologia, num percurso profissional que já passou pela Polónia, Escócia, Itália e Portugal. Tem ainda formação e experiência considerável enquanto pintora, escultora e ilustradora, tendo uma forte paixão por estética em todas as suas vertentes.

Os colaboladores

A Inês Furtado Martins é a psicóloga clínica responsável pela secção sobre saúde mental na Dois Pontos.
Além de fazer clínica privada com crianças e adolescentes, a Inês é uma apaixonada pela música e pelo som, em especial o da guitarra. Tem muito gosto em comunicar com as crianças e em descobrir tudo aquilo que nos une enquanto seres humanos.

João Berhan tirou Direito, sonhando com uma vida de aventura na barra dos tribunais, mas acabou por preferir o caminho fácil de músico e freelancer na área das letras. Escreve canções, edita livros, revê textos, traduz para crianças e conta histórias na Dois Pontos.

A Joana Estrela é a ilustradora da nossa secção de Banda Desenhada! Talvez já a conheçam dos seus livros A Rainha do Norte, Aqui É Um Bom Lugar, e Mana, publicados pela editora @planetatangerina, ou pela célebre fanzine Os Vestidos do Tiago. No primeiro número da Dois Pontos, a Joana juntou-se ao engenheiro astrofísico Pedro Figueira para nos falar de Exoplanetas; sabem o que é?

Sonia Meixueiro e o Francisco Tomaz são os grandes criadores da secção Sabores e Receitas da Dois Pontos! A Sonia é uma arquitecta mexicana que vive em Lisboa e o Francisco é chef no Restaurante Trinca, também em Lisboa. Juntos, pensam nas histórias e receitas deliciosas que vamos partilhar convosco!

A Rebecca Phillips Marques é a responsável pela secção de Política, e vai contribuir para a Dois Pontos com os seus conhecimentos de História e Ciência Política! Considera-se uma cidadã do mundo e África é o seu continente de eleição. É uma apaixonada pela dança, pela leitura, e pela Natureza.