Tudo começou com duas amigas e uma ideia – criar uma revista ilustrada para crianças, que viesse abrir os horizontes aos seus leitores, e que fosse ao mesmo tempo um objeto gráfico apetecível para miúdos e graúdos!
 

Em pouco tempo estava reunida a equipa de colaboradores, vindos de áreas tão diversas como a psicologia infantil, o jornalismo, a culinária, e a história, prontos a desenvolver as ideias e os textos desta publicação. Precisávamos agora de um ilustrador convidado, que nos ajudasse a criar uma publicação vibrante e colorida, e que criasse connosco a primeira apresentação visual da Dois Pontos ao público. Não foi preciso pensar muito – a nossa primeira escolha foi o ilustrador português Jaime Ferraz, que conhecíamos já do seu livro Máquina, e que, para nossa alegria, aceitou prontamente o convite.

A fase seguinte foi decisiva: uma campanha de financiamento coletivo (ou crowdfunding), cujo propósito era não só angariar fundos para a impressão do primeiro número, mas também (e talvez mais importante) sondar o interesse do público numa publicação como esta – até à data inexistente em Portugal. A resposta superou largamente as nossas expetativas: 6108€ e 200 apoiantes angariados em menos de dois meses de campanha! Não só os nossos amigos e famílias ajudaram na divulgação do crowdfunding, como também a imprensa se interessou pelo nosso projeto – demos entrevistas ao suplemento P3, do jornal Público, e à revista Gerador, e fomos mais tarde aos programas Sociedade Civil, da RTP2, e Uma Questão de ADN, da rádio TSF.
No final, atingimos mais do dobro do nosso objetivo inicial, o que nos possibilitou lançar um site complementar à revista, onde poderemos publicar material de apoio a pais e educadores, bem como criar uma comunidade de leitores interativa e dinâmica.
 
Após o sucesso do nosso crowdfunding, avançámos com a publicação do primeiro número da Dois Pontos, dedicado à DIVERSÃO – um tema acessível a todos, onde decidimos dar especial foco à diversão offline, criativa e engenhosa!
Em conjunto com o ilustrador Jaime Ferraz e com a nossa equipa de colaboradores, criámos 64 páginas repletas de curiosidades, informações e sugestões de diversão para toda a família.
Sugerimos também respostas a algumas perguntas importantes: como nos podemos divertir e ajudar o planeta ao mesmo tempo? O que fazer quando os nossos amigos não querem partilhar as suas diversões connosco? Será que a política é um assunto tão sério que não pode ser divertido? Desafiamos sempre os pequenos leitores a pensar nestas questões e a partilharem connosco as suas opiniões, bem como algumas imagens ou vídeos das atividades que fizerem a partir da Dois Pontos.
 
Em breve poderão folhear a revista num dos nossos pontos de venda parceiros por todo o país. Por agora, espreitem algumas páginas do primeiro número e encomendem a vossa Dois Pontos aqui:

Dois Pontos #1 | INVERNO 2020

PRÉ ENCOMENDA!

Sai durante o mês do abril

O SOM

64 páginas

Público-alvo 7-11 anos

6.00