Depois da grande aventura que foi a primeira edição da Dois Pontos, eis que nos chega finalmente às mãos o nosso segundo número, dedicado ao tema do Som!
 

Começámos a trabalhar nesta edição no início de janeiro, ainda antes de lançarmos oficialmente a primeira revista. Após termos dedicado a primeira Dois Pontos ao tema da Diversão, sabíamos que queríamos que o número seguinte falasse de algo um pouco mais etéreo e delicado. Logo concordámos que o Som era o tema que iríamos explorar.

Pesquisámos, trocámos ideias, esquematizámos a estrutura da revista, lançámos convites aos colaboradores e aos parceiros, e rapidamente os conteúdos ficaram definidos.
Faltava apenas dar cor e animação a este número – eis que entra em cena ilustradora Joana Estrela! A Joana já tinha criado a secção da banda desenhada no primeiro número, e para nossa grande alegria, aceitou ser a ilustradora convidada da edição de primavera!

O que dizer sobre o som?
Há muito a dizer e a explorar sobre o universo sonoro. Só temos 64 páginas, mas achamos que conseguimos falar do essencial: o que é o som, como é processado no nosso organismo, nos microfones e nos altifalantes; o que é a poluição sonora e como a combater, como comunica quem não experiencia o som, como é a nossa tradição sonora. Falamos ainda do nosso som interior, e de como nos podemos afirmar através do som único que é a nossa voz.

E, lado a lado com os conteúdos informativos, lançamos vários desafios artísticos e criativos aos nossos leitores: como criar instrumentos musicais caseiros – uma harmónica de pauzinhos de gelado, castanholas com caricas de garrafas – ou como ser um grande maestro garrafofonista. Desafiamos ainda toda a família para uma aventura culinária, com uma receita de pipocas com chocolate branco e matcha!

Conversamos com uma contrabaixista profissional e ensinamos aos leitores algumas expressões de língua gestual portuguesa, bem como algumas palavras de estranha sonoridade (as chamadas Escaganifobéticas).

 

Modéstia à parte, já somos fás do nosso segundo número! Esperamos que a leitura destas páginas vos leve a muitas e variadas paisagens sonoras. Nós cá estaremos para receber os vossos comentários, sugestões, desenhos e todas as canções que nos queiram dedicar!

Dois Pontos #2 | PRIMAVERA 2020

O SOM

64 páginas

Público-alvo 7-11 anos

6.00

Esgotado