História da arte para colorir – Antiguidade

 

A Dois Pontos preparou para ti um micro-mini-curso de história da arte. Vamos começar pela era da Antiguidade, percorrendo a arte mundial desta época, desde o antigo Egito até ao império Romano.
Faz download da versão para colorir de cada imagem e diverte-te a pintar, a aprender, a imitar o desenho numa folha à parte, ou mesmo a acrescentar o teu próprio traço criativo.
Fica atento — todas as sextas-feiras falamos de uma nova obra de arte!

 

 

Egito

Os antigos egípcios valorizavam muito os prazeres da vida, e não acreditavam que estes   chegassem ao fim com a sua morte. Achavam que, pelo menos os mais poderosos (faraós e nobres), poderiam desfrutar as delícias da vida por toda a eternidade, desde que nos seus túmulos estivessem ilustrados os momentos que queriam repetir para sempre, depois de abandonarem o mundo dos vivos. Os túmulos eram decorados com pinturas que ilustravam a vida do nobre falecido, mostrando a todos os que visitavam o túmulo qual tinha sido o seu estatuto social, como praticava a religião e como se divertia.
A arte servia então para recordar os vivos do estatuto social do nobre falecido, e para assegurar que todos continuariam a lembrá-lo nas suas orações e oferendas aos deuses.

Como exemplo, mostramos-te a seguir a pintura Cena de Caça a Aves Selvagens , encontrada numa das paredes do túmulo de Nebamun, um homem nobre da cidade de Tebas.

Cena de Caça a Aves Selvagens, autor desconhecido, c. 1350 a.C., coleção do British Museum, em Londres.

Para ler mais e poder colorir esta obra de arte

América/Era Pré-colombiana

Chamamos Pré-colombiano ao período antes da chegada dos europeus às Américas, liderados pelo navegador espanhol Cristóvão Colombo.

Teotihuacan chegou a ser a maior cidade da América pré-colombiana, com cerca de 200 mil habitantes, e é atualmente a atração arqueológica mais visitada do México (faz parte da lista de patrimônios mundiais da UNESCO). Neste sítio, a 40 Km da Cidade do México, encontras, por exemplo, a terceira maior pirâmide do mundo, e vários murais coloridos que nos revelam muito sobre esta antiga civilização

Quando a cidade de Teotihuacan se tornou grande e poderosa, através de inteligentes estratégias comerciais, as suas casas passaram de cabanas de madeira e palha para edifícios de pedra. Os palácios dos governantes e da aristocracia eram ricamente decorados com pinturas murais onde estavam representados determinados animais, deuses e outras personagens religiosos.

Na imagem abaixo, podes descobrir um mural pintado com a Grande Deusa de Teotihuacan.

Grande Deusa de Teotihuacan, c. 100 aC – 700dC, México.

Para ler mais e poder colorir esta obra de arte

Etrúria

A Etrúria, terra dos etruscos, foi uma civilização antiga que teve o seu ponto alto artístico entre os séculos VIII e II a.C. Estava localizada onde é hoje a Itália central, e acabou por ser conquistada pelos romanos, que infelizmente destruíram muitos elementos culturais dos etruscos.
Sobreviveram, no entanto, os túmulos dos etruscos nobres, que decoravam as paredes dos seus túmulos com belas pinturas, como esta que te mostramos aqui.

Mural com bailarinos e músicos, Túmulo dos Leopardos; c. 475 a.C.

Para ler mais e poder colorir esta obra de arte